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21 de abr. de 2011

PORTAS: TEXTO E ATIVIDADE

      Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o medo, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se. Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes quebra-se a cara, às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa. Ela propicia erros e acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno.
      A vida é generosa. A cada sala que vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas.
     Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta pela frente. É a repetição perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida...
     Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens.
(Içami Tiba)

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Leia o texto e responda:
     1) O que significam as portas para você? Explique:
     2) De acordo com o texto, devemos abrir todas as portas que o mundo nos apresenta? Justifique:
     3) Explique: "A cada sala que vive, descobre-se tantas outras portas".
     4) Retire uma frase do texto e comente-a.

20 de abr. de 2011

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES - ISLAMISMO

             Os árabes consideram-se descendentes de Ismael, filho natural de Abraão e de sua serva Agar.
            Entre as tribos independentes havia algo que as unia: o culto comum na Kaaba. Construída na cidade de Meca, a Kaaba é um edifício cúbico (Kaaba= cubo) de nove metros de altura por doze de largura coberta por seda negra, que fica no centro de uma grande praça rodeada de pórticos. Dentro da Kaaba contém uma fonte, considerada milagrosa, e uma pedra negra (um meteorito).

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES - CRISTIANISMO

Os judeus do primeiro século reconheceram que Jesus de Nazaré, a quem se deu o nome de Jesus Cristo (Jesus = salvador e Cristo = o consagrado), era o Messias prometido pela tradição hebraica. Sua vida e seus ensinamentos, e também seu martírio foram retrados por quatro de seus seguidores: Marcos, Mateus, Lucas e João - nos Evangelhos.

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES - JUDAÍSMO

Uma primeira característica do Judaísmo é que ele é uma religião monoteísta.O que é uma religião monoteísta? Essa palavra, de origem grega (mono=um; teo=deus), é aplicada às religiões que professam a fé num único Deus.

12 de abr. de 2011

A RELAÇÃO HODIERNA ENTRE ESCOLA / IDEOLOGIA / REPRODUÇÃO (Filosofia e Educação)

    Penso que a escola, como instituição educacional, deve ser o lugar capaz de reproduzir o aprendizado e a própria educação; uma educação em que possa significar a realização do próprio aprendizado - porém, indo além dele. É o que num termo técnico chamamos de competências e habilidades. Porém, o sistema educacional atual vive uma situação conflituosa entre uma escola que tenta concretizar métodos educacionais que, por sua vez, não conseguem responder aos verdadeiros apelos educacionais prementes em nossos dias e nem ser sinal de condutas e mudanças sociais.   Com isso, os profissionais da educação se veem divididos e pressionados entre uma teoria (muito bem elaborada por sinal - porém, mirabolante e permissiva) e a prática cotidiana perpassada por embates nem sempre tão agradáveis e com resultados frustrantes. Estabelece-se, com isso, uma relação confusa, conflituosa e indeterminada entre sistema x profissional x aluno x sociedade.
E neste emaranhado perguntamos, quem é o sujeito da educação? A quem se destina a educação? Quais os resultados da educação? A escola é orientadora de consciências ou retrato de uma sociedade doente e sem referenciais. Talvez esteja sendo um pouco pessimista - lembro, é o meu ponto de vista. Porém, posso afirmar que muitos companheiros comungam desse dilema do contexto educacional atual em que estamos inseridos.


11 de abr. de 2011

EXERCÍCIO DE LÓGICA

Descrição: A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;
O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada;
Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;
Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casa caracterizadas quanto à cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico;
Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;
Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;
O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para. Comentários e depoimentos.
A avenida complicada
A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da avenida complicada.
Sobre a avenida complicada encontram-se cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.
As informações que permitirão a solução da avenida complicada são: As cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado. O mexicano mora na casa vermelha, O peruano tem um carro Mercedes-benz, O argentino possui um cachorro, O chileno bebe coca-cola, Os coelhos estão à mesma distância do cadilac e da cerveja, O gato não bebe café e não mora na casa azul, Na casa verde bebe-se whisky, A vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola, A casa verde é vizinha da casa direita, cinza, O peruano e o argentino são vizinhos, O proprietário do volkswagem cria coelhos, O chevrolet pertence à casa de cor rosa, Bebe-se pepsi-cola na 3 casa, O brasileiro é vizinho da casa azul, O proprietário do carro ford bebe cerveja, O proprietário da vaca é vizinho do dono do cadilac, O proprietário do carro chevrolet é vizinho do dono do cavalo.
(Pode ser que algum grupo consiga montar uma resposta diferente desta, o importante é que todos os itens relacionados não se repitam, por exemplo ter dois animais na mesma casa, etc. E também que a ordem não interfira aos detalhes como o proprietário da vaca ser vizinho do dono do cadilac, ou então, a casa verde é vizinha da casa direita, cinza)
Resposta:

801                             803                           805                            807                          809
Whisky                       Cerveja                    Pepsi                         Coca-cola               Café
Mercedez                   Ford                         Volkswagem             Cadilac                   Chevrolet
Peruano                     Argentino                 Mexicano                   Chileno                   Brasileiro
Gato                           Cachorro                  Coelho                       Cavalo                    Vaca
Verde                         Cinza                        Vermelha                   Azul                         Rosa

10 de abr. de 2011

DIREITOS HUMANOS (texto e atividade)

     Toda pessoa humana tem direitos. Isso acontece em qualquer parte do mundo. Em grande número de países há pessoas que têm mais direitos do que as outras. Existem diferenças também quanto ao respeito pelos direitos, pois enquanto em certos países os direitos fundamentais da pessoa humana são muito respeitados em outros quase não há respeito.

7 de abr. de 2011

O CUIDADO COM A MÃE TERRA - NOSSA TAREFA FUNDAMENTAL

            Durante toda a trajetória bíblica vetero-testamentária, percebe-se uma relação muito íntima entre Deus, o homem e o Orbe Terrestre. “Essa relação atravessa os livros sagrados de ponta a ponta, como uma espécie de fio condutor o qual vai manifestando na história os desígnios de Javé. A superação do pecado pela graça – contida no êxodo – passa pela promessa de uma nova Terra”.[1]