Pesquisa no blog

Print Friendly and PDF

24 de nov. de 2011

KARL MARX (1818-1883)

a) Vida
Karl Marx nasceu em Trier, na Alemanha, aos 5 de maio de 1818. Seu pai, um judeu convertido ao protestantismo. Marx fez seus estudos superiores na Universidade de Berlim, na qual, em um primeiro tempo, seguiu com entusiasmo a filosofia de Hegel. Depois dedicou-se ao jornalismo, dirigindo ásperas críticas aos governos absolutistas de sua época. Sofreu por causa disso frequentes interrogatórios e constantes ameaças de prisão. Em 1848 publicou, com Engels, o Manifesto Comunista. Em 1849 viu-se obrigado a fugir para a Inglaterra. Lá pôde constatar pessoalmente a desesperada miséria na qual a grande indústria atirara os operários. Esta experiência o impressionou profundamente e se tornou o elemento animador da sua atividade de escritor e de agitador político. Morreu em 14 de março de 1883.

20 de nov. de 2011

EXERCÍCIOS SOBRE SÓCRATES

Leia neste Blog o texto: Sócrates - Vida e Pensamento
Responda as questões:

1) Quem foi Sócrates?
2) Como era a forma de vida que Sócrates adotava?
3) Qual foi o motivo da condenação de Sócrates e como foi a sua morte?
4) Qual era a missão de Sócrates?
5) Em que consiste a Ironia Socrática?
6) Em que consiste a Maieutica Socrática?
7) Qual a importância do princípio socrático "só sei que nada sei"?
8) Faça um quadro comparativo entre Sócrates e os Sofistas.
9) O que é felicidade para Sócrates?
10) O que lhe chamou mais a atenção no estudo sobre Sócrates?

19 de nov. de 2011

SÓCRATES - VIDA E PENSAMENTO

O julgamento de Sócrates

1. Vida
Sócrates nasceu em 469 aC, em Atenas. Seu pai, Sofronisco, era escultor, e sua mãe, Fenareta, era parteira. Sócrates adotava uma aparência simples. Andava descalço tanto no inverno como no verão. Começou o estudo de filosofia ainda jovem.

O acontecimento decisivo de sua vida deu-se quando o oráculo de Delfos revelou a um seu amigo que nenhum homem era mais sábio do que ele. Procurou interpretar o significado do oráculo e concluiu que ele era o mais sábio porque tinha consciência de sua própria ignorância.

A sua vocação, portanto, era ensinar a verdade aos homens. Procurado pelos jovens, passava horas discutindo na praça pública.

Em 400 aC foi acusado de impiedade e de corrupção da juventude. Os acusadores pediram a pena de morte, esperando que Sócrates se salvasse indo para o exílio antes da instauração do processo. Mas ele enfrentou o processo e serenamente fez sua própria defesa. Foi condenado à morte. Podendo propor uma pena alternativa, sugeriu uma pequena importância em dinheiro. Irritado, o tribunal confirmou a sentença de morte, que o próprio Sócrates executou, bebendo a cicuta.

5 de nov. de 2011

A VERDADE E O ERRO (GNOSIOLOGIA)

A VERDADE
1)Definição: A verdade é uma relação de conformidade entre o conhecimento e a coisa conhecida. Consiste em conceber as coisas como elas são na realidade e exprime a harmonia que deve existir entre o pensamento e o seu objeto. Por isso, Aristóteles dizia que "a verdade é dizer que o que é, é, e o que não é, não é."

4 de nov. de 2011

MITO E CULTURA

     Milênios antes da era cristã, quando a sobrevivência da humanidade dependia da força física do homem para caçar e defender a família dos inimigos, o cotidiano era uma sucessão de aventuras perigosas.
     Os fenômenos naturais eram também personagens muitas vezes cruéis no dia-a-dia. Tempestades, erupções, secas, dilúvios pareciam aos ancestrais entidades ferozes e vingativas. Na impossibilidade de compreendê-los, os homens atribuíam dons divinos a esses fenômenos (ex: fogo, trovão, vento).
     Os homens tentavam entender os fenômenos "explosivos" da natureza: "Por que esta tempestade? Alguma coisa desagradou a natureza. Fizemos algo errado, ou deixamos de fazer alguma coisa?"
     As histórias que envolvem esses fenômenos são transmitidos oralmente, de geração para geração. A essas histórias damos o nome de mito, palavra de origem grega que significa: narrativa, história, conversa.