Pesquisa no blog

Print Friendly and PDF

10 de mai. de 2011

FAMÍLIA - CÉLULA PRIMÁRIA E VITAL DA SOCIEDADE (Reflexão à luz dos Documentos da Igreja)

    

     A família é em certo sentido uma escola de enriquecimento humano; mas para atingir a plenitude de sua vida e de sua missão requer a comunhão de alma no bem-querer, a decisão comum dos esposos e a diligente cooperação dos pais na educação dos filhos. Estes (os filhos) sejam educados de tal maneira que, ao atingir a idade adulta, possam seguir com pleno senso de responsabilidade sua vocação.
     Desta maneira a família constitui o fundamento da sociedade. Por isso, todos aqueles que exercem influência nas comunidades e nos grupos sociais devem trabalhar eficazmente para a promoção do matrimônio e da família.(GS)
     Uma vez que o Criador de tudo constituiu o matrimônio como princípio e fundamento da sociedade humana, e o tornou por Sua graça o grande sacramento em Cristo e na Igreja (cf. Ef 5,32), o apostolado dos cônjuges e das famílias assume importância singular, tanto em benefício da Igreja, quanto da sociedade civil. As famílias cristãs, coerentes em toda a sua vida com o Evangelho e dando exemplo de uma vida matrimonial cristã, oferecem ao mundo testemunho preciosíssimo de Cristo.(AA)
     Com isso, os fiéis promovam ativamente os valores da família e do matrimônio pelo próprio exemplo. Os próprios esposos estejam unidos por um igual afeto e por uma santidade mútua, a fim de que, seguindo a Jesus Cristo, princípio da vida, se tornem, nas alegrias e nos sacrifícios de sua vocação, por seu amor fiel, testemunhas daquele mistério de amor que o Senhor revelou ao mundo por sua morte e ressurreição.(GS)

     Os cônjuges cristãos, pela virtude do sacramento do Matrimônio, pelo qual significam e participam do mistério de unidade e fecundo amor entre Cristo e a Igreja, ajudam-se a santificar-se um ao outro na vida conjugal bem como na aceitação e educação dos filhos.(LG)
     Porque  deram vida aos filhos, contraem os pais o dever de educá-los. Por isso, hão de considerar-se como seus primeiros e principais educadores. Essa tarefa educacional se revela de tanta importância, que onde quer que falhe dificilmente poderá ser suprida. A família é pois a primeira escola de virtudes sociais de que precisam todas as sociedades. Aí é que fazem a primeira experiência tanto de uma sociedade humana sadia quanto da Igreja. (GE)

Siglas (Documentos da Igreja):
AA= Decreto Apostolicam Actuositatem
GE= Declaração Gravissimum Educationis
GS= Constituição Pastoral Gaudium et Spes
LG= Constituição Dogmática Lumen Gentium
Celsio Elias Carrocini - Franca-sp.