Pesquisa no blog

Print Friendly and PDF

24 de nov. de 2011

KARL MARX (1818-1883)

a) Vida
Karl Marx nasceu em Trier, na Alemanha, aos 5 de maio de 1818. Seu pai, um judeu convertido ao protestantismo. Marx fez seus estudos superiores na Universidade de Berlim, na qual, em um primeiro tempo, seguiu com entusiasmo a filosofia de Hegel. Depois dedicou-se ao jornalismo, dirigindo ásperas críticas aos governos absolutistas de sua época. Sofreu por causa disso frequentes interrogatórios e constantes ameaças de prisão. Em 1848 publicou, com Engels, o Manifesto Comunista. Em 1849 viu-se obrigado a fugir para a Inglaterra. Lá pôde constatar pessoalmente a desesperada miséria na qual a grande indústria atirara os operários. Esta experiência o impressionou profundamente e se tornou o elemento animador da sua atividade de escritor e de agitador político. Morreu em 14 de março de 1883.

b) Pensamento
O pensamento de Marx tem um objetivo prático e político. É considerado um "materialista histórico", porque achava que eram as condições mateirais devida numasociedade que determinavam nosso pensamento e nossa consciência.Para ele, tais condições materiais eram decisivas também para a evolução da história. Até a própria religião, segundo ele, era determinada pelas condições materiais. Além disso, Marx achava que as forças econômicas numa sociedade eram as principais responsáveis pelas modificações em todos os outros setores e, consequentemente, pelos rumos do curso da história.

Estrutura e Superestrutura - As relações materiais, econômicas e sociais numa sociedade são chamadas por Marx de estrutura ou bases desta sociedade. O modo de pensar de uma sociedade, suas instituições políticas, suas e também sua religião, moral, arte, filosofia e ciência são por ele chamados de superestrutura. Desta forma, as condições materiais "sustentam", por assim dizer, todos os pensamentos e ideias de uma sociedade. Isto significa que a superestrutura de uma sociedade é o reflexo de sua base material.

Luta de Classes - Marx afirmava que, em geral, era a classe dominante numa sociedade que determinava o que é certo e o que é errado. Pois, para ele, toda a história era a história da luta de classes, ou seja, das discussões sobre a quem deveriam pertencer os meios de produção.

Em todas as fases da história existe, segundo Marx, um conflito entre duas classes dominantes da sociedade. Em seu tempo, a sociedade era conhecida como burguesia ou capitalista - ele via este conflito sobretudo entre capitalistas e trabalhadores, ou entre capitalistas e o proletariado, quer dizer, entre os que possuíam e os que não possuíam os meios de produção. E como a classe "que estava por cima" jamais abriria mão voluntariamente de sua posição de dominância, só uma revolução seria capaz de provocar uma modificação nesse estado de coisas.

O Trabalho Humano - Para Marx existe uma relação dialética entre o homem e a natureza: quando o homem altera a natureza, ele mesmo também se altera. Ou, em outras palavras: quando o homem trabalha, ele interfere na natureza e deixa nela suas marcas; mas neste processo de trabalho também a natureza interfere e deixa marcas em sua consciência. Dizia que o modo como trabalhamos marca a nossa consciência, mas a nossa consciência também marca o modo como trabalhamos. Podemos dizer que existe uma interação entre "mão" e "cabeça". E é apartir da questão do trabalho que Marx constrói sua crítica avassaladora do modo de produção capitalista.

Modo de produção capitalista - No sistema capitalista, o trabalhador trabalha para outra pessoa. Desta forma, seu trabalho é algo externo a ele mesmo - seu trabalho não lhe pertence. O trabalhador se aliena em relação ao seu trabalho e, ao mesmo tempo, em relação a si mesmo. Ele perde sua dignidade humana caindo no que Marx chama de alienação.

Para entender como Marx via as coisas, precisamos tomar como ponto de partida as condições sociais vigentes na Europa por volta de 1850. Na grande maioria dos casos, os trabalhadores cumpriam uma jornada de cartorze  horas dentro de fábricas geladas. E o que ganhavam era tão pouco, que até crianças e mulheres grávidas tinham de trabalhar: o trabalho, que deveria ser um símbolo da dignidade humana, transforma o trabalhador num verdadeiro animal.

A mais-valia - Quando o trabalhador fabrica uma mercadoria, ela tem certo valor de venda. Se você descontar do preço de venda da mercadoria o salário do trabalhador e outros custos de produção, sempre acaba sobrando certa quantia. Esta quantia Marx a chama de mais-valia, ou lucro. Isto significa que o capitalista toma para si um valor que na verdade foi gerado pelo trabalhador. E a isto Marx chama de exploração.

A ditadura do proletariado - Marx acreditava que, no fim, os proletariados iam acabar se rebelando para tomar o poder sobre os meios de produção. O resultado disso seria o surgimento de uma nova sociedade de classes, na qual o proletariado subjugaria à força a burguesia. Esta fase de transição Marx a chama de ditadura do proletariado. Depois disso, acreditava ele, a ditadura do proletariado daria lugar a uma sociedade sem classes, chamada Comunismo.

O Comunismo - Seria uma sociedade na qual os meios de produção pertenceriam "a todos", isto é, ao povo. Em tal sociedade, "cada um trabalharia de acordo com sua capacidade e ganharia de acordo com suas necessidades". O trabalho pertenceria ao próprio povo e terminaria, assim, a alienação.
_______________________________________________
Fonte:
MONDIM, Battista. Curso de Filosofia, vol.3. São Paulo, Ed.Paulinas, 1981.